sábado, 7 de abril de 2012

Sidney Bechet - "O sopro dos céus"



Conheci esse monstro dos sopros não faz muito tempo. Fui ao cinema ver o filme "Meia Noite em Paris" do Woody Allen despretensioso, naquela segundona onde os preços são acessíveis ás pessoas comuns. Um fato muito intrigante, só tinha velho na sessão, tentei ver pelo lado positivo da cultura erudita apurada.. talvez assim não me sentia velho. Derrepente o filme se inicia com o toque de uma clarineta suave da musica "si tu vois ma mère" mostrando imagens da cidade de paris chovendo. Já gostei do filme ao se iniciar, a composição de Paris com o sopro do Bechet foram feitos um para o outro, até mesmo em sua vida pessoal onde de fato foi reconhecido como musico, ele que é originário de New Orleans nos Estados Unidos.

Morou em diversos lugares do mundo devido seu talento. Em 1950, ele retornou à cidade de Paris, onde se casou. Aliás, na França, Bechet era conhecido como "Le Dieu". E foi exatamente em Paris que Bechet se despediu, mais especificamente no dia de seu aniversário, quando veio a falecer em decorrência de um câncer pulmonar no ano de 1959.

Selecionei as composições que pra mim são inconfundíveis no repertório dele e postei pra vocês darem uma conferida, apreciem tomando um chá ou um café, perfeito para encontros românticos, momentos de reflexão, alegria, tristeza, ou seja, todos os momentos.

LINK DOWNLOAD

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário